Como foi nossa experiência a bordo do navio Caribbean Princess em um cruzeiro de sete noites visitando três destinos
Por Fernanda Corrêa
A Krooze embarcou no navio Caribbean Princess, da Princess Cruises, a convite da Discover Cruises, representante exclusiva da companhia marítima no Brasil. Depois do embarque em Fort Lauderdale, na Flórida, em 26 de novembro, fizemos um cruzeiro de sete noites pelo Caribe. No roteiro, um dia inteiro na ilha particular da companhia, a Princess Cays, nas Bahamas; uma visita a San Juan, em Porto Rico; e, por fim, uma parada em St. Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas.
Publicaremos uma série de matérias sobre a viagem para compartilhar nossa experiência com a Princess Cruises. Assim, os cruzeiristas encontrarão dicas e informações sobre o navio, destinos e como é o embarque em Port Everglades, em Fort Lauderdale. Então fique de olho!
Breve introdução sobre a Princess Cruises
Fundada em 1965, a Princess Cruises faz parte do grupo Carnival Corporation desde 2003 – e sua frota tem 15 navios. O mais recente é o Discovery Princess, lançado em 2022. Entretanto, outros dois navios estão a caminho – o Sun Princess será lançado em fevereiro de 2024, enquanto o Star Princess chega em 2025.
Navio Caribbean Princess
A viagem a bordo do Caribbean Princess é muito aconchegante. Este navio para 3.140 viajantes foi lançado em 2004 e passou por uma reforma recente em 2019. Assim, traz um estilo mais clássico de navegação, priorizando a madeira como elemento decorativo principal. Ao mesmo tempo, sua ambientação é complementada por sofás e poltronas renovados, em tons pastéis, que reforçam uma sensação de bem-estar a bordo. Outra característica que se destaca é o serviço. A tripulação é atenciosa e eficiente e, logo no segundo dia do cruzeiro, os garçons do restaurante principal, o The Palm Dining Room, já nos chamavam pelo nome.
A The Piazza, ou atrium principal, é o coração do navio, localizada no deck 5. Entre os elevadores panorâmicos está uma área onde se apresentam diariamente artistas com piano, violino, cantores e até banda. Vários lounges ao redor, com sofás e poltronas, reúnem os hóspedes que desejam assistir ao show, ou apenas degustar um drink preparado pelos atenciosos bartenders do Good Spirits Bar.
Enquanto isso, nas varandas dos decks 6 e 7 há uma série de lojas, como boutiques de roupas, joalheria e perfumaria. Durante todo o cruzeiro, esses espaços integram os hóspedes para encontros sociais, antes e depois do jantar; e também para acompanhar atividades com os monitores; ou eventos especiais, como a torre de copos com champanhe, parte da noite de gala conduzida pelo comandante do navio. Abriga, ainda, um dos espaços mais saborosos do navio, o Internacional Café, que serve cafés expressos, doces e bolos especiais, durante 24 horas.
Espaços multiuso
Três espaços que chamam a atenção são o Club Fusion, o Explores Lounge e o Crooners Bar, todos estrategicamente localizados no deck 7, facilitando assim a circulação de quem vem da Piazza. Cada espaço tem sua decoração própria, clássica, com luz indireta de lustres e abajures. E reúnem um grande bar com serviço de balcão, bem como lounges, mesas de quatro ou dois lugares servidas por garçons, além de palco com ampla pista de dança à frente.
Desta forma, durante todo o dia tem alguma atividade acontecendo. Desde palestras com especialistas nos destinos, dicas de saúde ou leilões de arte; até apresentações de banda de rock com hits dos anos 70, 80 e 90, ou grupos de jazz. Os hóspedes do navio, a maioria de nacionalidade americana, na faixa dos 50 aos 70 anos, são audiência garantida e participam ativamente de todas as atividades, alternando trajes mais formais com noites informais, onde as camisas estampadas com floral são unanimidade para os homens.
Acessibilidade é facilitada em todos os espaços do navio, com rampas e elevadores amplos, além de banheiros especiais e locais reservados no teatro. Por este motivo, observamos uma grande quantidade de cadeirantes durante a viagem, inclusive durante as excursões.
Piscinas e áreas externas
Em contrapartida às áreas internas do navio, o Caribbean Princess também oferece uma excelente variedade de áreas externas. São duas piscinas principais, atendidas por bares e pontos para refeições rápidas como pizzas, batatas fritas e hambúrgueres, assim como cafés e sorvetes. Também há um piscina menor na área The Sanctuary, com acesso ao spa; e uma piscina exclusiva para adultos na popa do navio, cercada por diversos patamares com espreguiçadeiras, mesas e cadeiras, com vista impressionante para o rastro do navio.
É no deck 15 que ficam localizadas as piscinas principais. A Calypso Reef & Pool é a mais agitada, com DJs e apresentações de banda ao vivo durante todo o dia e também a noite. Quando o navio parte dos portos esse é o lugar preferido dos hóspedes para acompanhar o apito e a vista panorâmica, momento sempre embalado por músicas alegres e hits de todos os estilos.
Já a piscina Nepturne’s Reef & Pool é mais sossegada, com um telão imenso e som de alta definição, exibindo jogos esportivos e filmes Movie Under the Stars; a noite, as espreguiçadeiras recebem um aconchegante revestimento acolchoado com travesseiro, além de cobertor de lã, para os hóspedes assistirem aos filmes confortavelmente, ao ar livre.
Calypso Reef & Pool | Foto: Krooze Nepturne’s Reef & Pool | Foto: Krooze Movie Under The Stars | Foto: Krooze
Rotina a bordo
Assim, nosso dia a bordo do Caribbean Princess era equilibrado entre as atividades nas áreas externas, com o convívio nas áreas internas do navio. Seja de manhã, a tarde ou a noite, o navio proporciona uma circulação agradável entre os ambientes. E ainda permite momentos de pura preguiça, seja observando o mar, relaxando numa espreguiçadeira ou se refrescando no ar-condicionado, em um sofá dos lounges internos.
Todos momentos entremeados com drinks refrescantes e comidinhas apetitosas, das quais já vamos falar mais. Para fechar a noite, o Skywalkers Nightclub é o ponto alto. Localizado no deck 19, acima da popa do navio, uma pista de dança com trilha caribenha e hits de vários gêneros musicais embala os convidados. A chegada ao local é pomposa e impactante, onde uma esteira rolante com cerca de 20 metros nos conduz por um amplo túnel de vidro até a pista.
Jazz no Crooners Bar | Foto: Krooze Princess Theater | Foto: Krooze Entrada do Skywalkers Nightclub | Foto: Krooze
Restaurantes principais
No Caribbean Princess come-se muito bem! Há uma grande variedade de restaurantes e espaços para refeições rápidas, sempre saborosas e bem apresentadas. O navio tem três restaurantes principais que estão incluídos na tarifa do cruzeiro – o The Palm, o Coral e o Island Dining Room. Funcionam para café da manhã, almoço e jantar. À noite, o hóspede pode optar por reservar lugares no aplicativo Medallion, no horário desejado. Ou, então, aguardar em uma fila por ordem de chegada e disponibilidade de mesas, que normalmente tem uma espera breve, por cerca de 5 minutos.
Entrada do The Palm Dining Room | Foto: Krooze Mesa posta no The Palm | Foto: Krooze
Nestes restaurantes o serviço é à la carte, ou seja, o cardápio apresenta opções de entrada, prato principal e sobremesa. Você escolhe sua preferência e, se desejar, até mais de um prato, como por exemplo, duas entradas ou duas sobremesas. Uma curiosidade, o cardápio sempre oferece alguns pratos com preços extras, caso o hóspede queira pedir um filé mignon, lagosta, ou alguma receita diferenciada. E os três restaurantes principais oferecem o mesmo cardápio do dia.
Além destas opções há o World Fresh Marketplace, um buffet self-service localizado no deck 15, entre as duas piscinas principais. Apresenta várias ilhas gastronômicas com grande variedade de saladas, pães, pratos quentes, grelhados, frutas e sobremesas. Durante as sete noites do nosso cruzeiro, degustamos uma ampla variedade de estilos culinários, de pratos alemães à cozinha asiática e mexicana, até oferta de sanduiches, hambúrgueres e comida indiana. Comum a todos é a qualidade dos pratos, apresentação e sabor.
Buffet World Marketplace | Foto: Krooze Slice Pizzeria no deck 15 | Foto: Krooze Buffet World Marketplace | Foto: Krooze
Dica Krooze: durante o dia, priorize as refeições do buffet e das estações de lanches nas áreas das piscinas, todas deliciosas. A noite, opte por intercalar os restaurantes principais com algum de especialidade.
Como funcionam os restaurantes de especialidade
Os restaurantes de especialidade do Caribbean Princess cobram apenas uma taxa de reserva, que varia entre 35 e 39 dólares. Isso quer dizer que todo o cardápio oferecido pelo restaurante está incluído neste valor. Este formato garante que os hóspedes compareçam no horário reservado, minimizando as desistências e facilitando, assim, o planejamento das refeições.
Camarões no Crown’s Grill | Foto: Krooze Sobremesa no restaurante Palm Dining Room | Foto: Krooze Sobremesa no restaurante Palm Dining Room | Foto: Krooze Burrata no Sabatini’s Trattoria | Foto: Krooze Massa ao pesto com pinholes no Sabatini’s Trattoria | Foto: Krooze Berinjela à Parmegiana no Sabatini’s Trattoria | Foto: Krooze
O Crown Grill é especializado em carnes e frutos do mar, em um ambiente sofisticado com cadeiras revestidas de couro, quadros temáticos e mesa posta com guardanapos e toalhas de tecido. Ao escolher um prato principal, são oferecidos todos os acompanhamentos do cardápio, tais como cogumelos grelhados, batatas fritas, creme de espinafre e arroz indiano.
Já o Sabatini’s Italian Trattoria traz um cardápio italiano com massas e frutos do mar, com três pratos bem servidos, mais a sobremesa. Um espumante é servido logo na entrada, juntamente com pães caseiros quentes. Os outros restaurantes são o The Salty Dog Grill, Steamers Seafood e Planks BBQ, todos no deck 15, com refeições rápidas em estações de grelhados e frutos do mar.
Experiência MedallionClass
Uma das grandes expectativas da viagem era conhecer de perto a MedallionClass. Essa plataforma digital da Princess Cruises integra o aplicativo do celular com um pequeno dispositivo eletrônico para ser usado a bordo, chamado Medallion, que é entregue no momento do check-in, no porto. Assim, mesmo antes de embarcar e durante todo o cruzeiro, o viajante tem sua própria “central de comunicação” que reúne inúmeras funcionalidades e serviços, juntamente com informações do navio e da viagem.
Ao mesmo tempo, o Medallion é a sua identificação pessoal no navio e no momento do embarque nos portos. Durante as saídas e entradas no navio, nas escalas, basta usá-lo para se identificar, sem necessidade de apresentar passaporte (foto abaixo). Isso torna a circulação fácil e ágil, sem filas.
Vamos falar com mais detalhes em uma próxima matéria sobre todas as funcionalidades que o Medallion oferece. Mas a experiência a bordo foi muito boa.
Hospedagem
Ficamos hospedados em uma cabine com varanda, com cerca de 20 metros quadrados. É espaço suficiente para duas pessoas, contando com a área ao ar livre, com cadeiras e mesa. Para arrumação das roupas, oferece um closet aberto em frente ao banheiro, somente com cabideiro, complementado por um pequeno armário fechado, com diversas prateleiras e cofre.
As camas são confortáveis, com travesseiros macios; e o banheiro oferece amenities de qualidade, tais como sabonete líquido de banho, shampoo e creme hidratante corporal. O camareiro garante um ambiente sempre limpo e organizado, importante em uma viagem de sete dias. Solicitamos roupões de banho, que nos foram entregues. Possui frigobar e secador de cabelo.
Dica Krooze: não esqueça de levar adaptador de tomada, pois a cabine oferece apenas o sistema americano – e não vendem a bordo. Entretanto, no banheiro há uma tomada para barbeador que comporta o sistema brasileiro de dois pinos.
Pacote de bebidas
Nossa viagem incluía o pacote de bebidas Plus. Oferece 15 bebidas por dia, tanto alcoólicas como não alcoólicas. O valor máximo das bebidas alcóolicas é de 15 dólares e, caso consuma valores mais altos, a diferença será adicionada na sua conta. O preço atualmente do pacote é de 76,70 dólares por dia, incluindo a taxa de serviço 18%, e só pode ser adquirido antes do cruzeiro, ou no primeiro dia da viagem.
- Bebidas não alcoólicas: sucos naturais, água com gás, refrigerantes e cafés especiais. Entretanto, na quantidade diária não entram as garrafas de água sem gás, bem como as bebidas de máquina disponíveis no buffet do Marketplace, que podem ser consumidas à vontade.
- Bebidas alcóolicas: cervejas em copo e garrafa, vinho em taças, coquetéis e drinks, whisky, entre outros coquetéis dos cardápios dos bares.
- 25% de desconto em garrafas de vinho (incluindo safras raras).
- 25% de desconto em garrafas grandes de água e latas de refrigerante.
- Não inclui consumo do frigobar da cabine.
No pacote de bebidas superior, o Premier, a única condição que muda é o valor da bebida alcóolica, que passa para 20 dólares. As demais condições são as semelhantes. O valor é de 100,30 dólares por dia, com taxa de serviço incluída.
Dica Krooze: cada viajante pode embarcar com uma garrafa de vinho ou champanhe de 750 ml, para consumo na cabine, sem taxas. Mas, para garrafas adicionais, será cobrada uma taxa de 20 dólares, independente do local do consumo. Entretanto, não é permitido embarque com outras bebidas, tais como vodka ou cerveja. Caso compre bebidas durante as paradas, ou nas lojas a bordo, as mesmas são guardadas e entregues no desembarque.
Aguarde mais dicas sobre nossa viagem
Confira em breve as nossas próximas matérias sobre a viagem no Caribbean Princess:
- Como é embarcar em Fort Lauderdale, na Flórida
- Como é passar um dia na exclusiva ilha Princess Cays
- O que visitar em San Juan, em Porto Rico
- Atrações de St. Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas
Para acompanhas tarifas, datas e roteiros do Caribbean Princess, confira o site da Princess Cruises. E converse com seu agente de viagem.