Primeiro iate da frota Ponant foi totalmente renovado e volta com luxo, tecnologia e detalhes criados para os admiradores do mar
Por Fernanda Corrêa
O veleiro Le Ponant, primeira embarcação a entrar para a frota da Ponant, foi totalmente modernizado, trinta anos após seu lançamento. Depois de uma reforma que durou vários meses no estaleiro de San Giorgio del Porto, na Itália, o veleiro volta a navegar com um novo layout interno.
O projeto foi assinado pelos estúdios de arquitetura de origem francesa, Jean-Philippe Nuel e Sterling Design International, que criaram uma sensação de luxo, privacidade e tranquilidade para que os hóspedes sintam como se estivessem em seu próprio iate à vela particular.
Agora o iate acomoda apenas 30 convidados – oferecendo o mesmo número de tripulantes. Os quatro decks de passageiros possuem 16 cabines espaçosas, entre elas a Suíte do Proprietário com 60 metros quadrados no andar superior. As áreas comuns também foram remodeladas para os hóspedes desfrutarem ao máximo os ambientes de contemplação para o mar, incluindo restaurante panorâmico, spa, área de bem-estar e solário.
“Le Ponant recuperou seu esplendor e muito mais, enquanto estabelece novos padrões de navegação eco-responsável”, diz Hervé Gastinel, CEO da PONANT. “A bordo do Le Ponant, a joia da coroa da nossa frota, todos podem se reconectar com a natureza e suas próprias inspirações, enquanto vivem seus desejos seguindo o vento. Estamos orgulhosos de estender este convite para viajar por mar para novos destinos isolados e pouco conhecidos.”
O veleiro está equipado com tecnologias para otimizar a redução de emissões, tais como conexão às redes elétricas disponíveis nos portos, uso prioritário das velas para navegação, bem como um sistema de filtro SCR para eliminar partículas finas e reduzir as emissões de óxido de nitrogênio em 90%, realizando também tratamento de efluentes de última geração e coleta seletiva.
As experiências do hóspede foram repensadas para proteger o meio ambiente e o patrimônio, priorizando esportes aquáticos não motorizados e desembarques individuais ou em pequenos grupos nos portos de escala históricos ou com áreas preservadas.
Para as atividades náuticas, o navio possui acesso direto ao mar a partir da marina, seja para nadar ou participar de uma série de atividades como pesca, mergulho com snorkel, caiaque com fundo de vidro ou andar de scooter subaquático elétrico.
Navegação à vela é o modo preferido de viagem, sempre que as condições climáticas permitirem. A bordo, um líder de expedição e guias naturalistas compartilham seus conhecimentos sobre a fauna e a flora nos portos de escala. Dependendo do destino, há sessões de ioga ao nascer ou pôr do sol e meditação, além de sessões introdutórias ao mergulho ou passeios de bicicleta. E, claro, o prazer do dia-a-dia de desfrutar de uma cozinha requintada baseada em ingredientes locais.
Itinerários do veleiro Le Ponant em 2022-2023
Le Ponant navega novamente em rotas lendárias com portos de escala pouco conhecidos. Ainda em 2022, o iate segue para as Seychelles e, em 2023, segue para a região de Kimberley, na Austrália. Os serviços são oferecidos inicialmente em inglês para estes destinos, mas também serão oferecidas algumas saídas em francês.
Roteiro Seychelles sob os ventos alísios
Entre 22 de novembro de 2022 e 20 de fevereiro de 2023, o Le Ponant realizará cruzeiros de nove noites pelo arquipélago de Seychelles, com embarque e desembarque em Victoria, capital da ilha Mahé. O cruzeiro de expedição para descobrir as Seychelles, uma notável reserva de biodiversidade, entre ilhas graníticas e atóis de coral, terá companhia de guias naturalistas, passeios e visitas em terra em barcos Zodiac. Percorrerá locais como African Banks, Bijoutier Island, Poivre Islands, Thérèse Islands, entre outros cenários paradisíacos da região.
Roteiro Kimberley Sailing Expedition a bordo do Le Ponant
Entre 06 de abril e 30 de setembro de 2023, o veleiro Le Ponant navega pela Oceania e ilhas do Pacífico em cruzeiros com sete noites de duração. Criados especialmente para aficionados por snorkel e mergulho, tem escalas nas praias idílicas da Polinésia Francesa e da Nova Caledônia. E explora a região australiana de Kimberley, com paisagens vulcânicas únicas.
Comentário
Comments are closed.