Equipe Krooze embarcou no primeiro cruzeiro no MSC Seaside no Brasil
Por Fernanda Corrêa
Chegou o momento tão esperado: a temporada brasileira de cruzeiros está de volta. A equipe Krooze subiu a bordo do MSC Seaside para conferir a experiência de navegar novamente, em um minicruzeiro de 3 noites. A MSC Cruzeiros é uma das companhias que navegará por aqui com três embarcações: o MSC Preziosa, o MSC Splendida e o MSC Seaside – esse último navega pela primeira vez no país e é um dos mais modernos. A estreia do MSC Seaside na costa brasileira aconteceu no dia 1º de dezembro, com saída de Santos e destino a Ilha Grande.
A temporada do MSC Seaside inclui roteiros de 3 a 8 noites, com embarques em Santos (SP), Maceió (AL) e Salvador (BA). Com 323 metros de comprimento, 41 metros de largura e 74,8 metros de altura, é o maior navio da MSC a vir para o Brasil.
Uma das maiores curiosidades de quem embarca num cruzeiro é descobrir como será a experiência durante a pandemia. Mapeamos as adaptações realizadas pela MSC para navegar com segurança – bem como as atrações e atividades que tornaram esse momento especial.
Confira aqui a nossa experiência!
Protocolos no embarque
Os procedimentos de segurança fazem parte de todas as etapas da viagem, a começar pelo embarque. Ainda em terra, os viajantes apresentam as certificações completas de vacinas para Covid-19, bem como testes recentes que comprovam a negativação de resultados. Durante o check-in, também é obrigatório o preenchimento de um formulário de saúde, reportando possíveis sintomas. Todas estas medidas trazem uma sensação de segurança para quem está embarcando no MSC Seaside.
Veja detalhes sobre os protocolos de segurança aqui.
Segurança no MSC Seaside
O uso de máscaras faciais é obrigatório em todas as áreas comuns. Na cabine e na recepção são disponibilizadas máscaras descartáveis. E, durante todo o cruzeiro, a higienização das mãos é incentivada por meio de comunicação visual e abordagem dos tripulantes.
No maior espaço de alimentação, o Marketplace, é obrigatória a lavagem das mãos em pias localizadas na entrada. E, na entrada dos restaurantes, um atendente higieniza as mãos de cada hóspede. Em todos os decks e áreas comuns são disponibilizados totens com álcool gel, inclusive nas portas dos elevadores.
Cabe a cada um fazer a sua parte para a segurança de todos!
Como funcionam os restaurantes do navio
Vários serviços do MSC Seaside foram adaptados para operar durante a pandemia. Todo serviço self-service, por exemplo, foi substituído por atendimento realizado pelos tripulantes.
Nos restaurantes incluídos na tarifa do cruzeiro, tais como o Marketplace Buffet (deck 8) e o Biscayne Bay Buffet (deck 16), cada hóspede recebe sua bandeja, contendo talheres e guardanapos de tecido, diretamente de um atendente vestido com luvas descartáveis. A exposição da comida é protegida por anteparos transparentes – e o prato é servido e entregue para o hóspede, mediante o pedido de suas escolhas.
O mesmo se aplica às bebidas. Nos locais onde anteriormente era possível o autoatendimento de sucos, refrigerantes, cafés e chás, durante o café da manhã são servidos exclusivamente por atendentes, para evitar manipulação dos equipamentos. E, durante o almoço, estas estações ficam fechadas, as bebidas são solicitadas diretamente para os garçons.
Para quem quer evitar ambientes fechados durante a refeição no Marketplace Buffet, há também amplos espaços externos ao ar livre, um dos agradáveis diferenciais do MSC Seaside. Isso traz muito conforto para o hóspede, além da vista deliciosa para o mar.
Os restaurantes à la carte incluídos nas tarifas do cruzeiro, o Seashore Restaurant (deck 5) e o Ipanema Restaurant (deck 6), também passaram por modificações. O cardápio é apresentado por meio de um QR-Code, mas há a opção impressa.
Vale lembrar que, durante o jantar, estes restaurantes à la carte atendem em três turnos diferentes, a fim de oferecer melhor serviço. O hóspede deve escolher o turno de sua preferência, que será mantido durante todo cruzeiro.
Diversão para todos os estilos
Quer uma área para crianças? O MSC Seaside tem o Kids Club com serviços exclusivos para bebês, em parceria com a Lego e a Chicco. Já o Forest Aquaventure Park possui piscina com brinquedos para crianças de todas idades, incluindo tobogã de água fechado e brinquedos de arvorismo.
Curte uma academia para se exercitar? O MSC Seaside tem uma academia super moderna e ampla, com equipamentos de última geração da Technogym.
Prefere um espaço para relaxar? O MSC Seaside tem o MSC Aurea Spa, com tratamentos exclusivos e a Thermal Area, num ambiente muito bem decorado, de atmosfera tranquila. As tarifas são cobradas à parte, juntamente com taxa de serviço de 15%. Ou o pacote de spa pode ser adquirido no momento da reserva.
Piscinas e hidromassagem são uma das áreas de diversão mais concorridas do navio, localizadas no deck 16, com vistas impressionantes para o mar. Com cadeiras espreguiçadeiras a toda volta, são um convite para quem gosta de tomar sol.
Mas, ao redor de todo navio, existem várias áreas com cadeiras e lounges que convidam os hóspedes a uma convivência ao ar livre, seja para tomar uma bebida, ler ou petiscar.
Festas e baladas
O cruzeiro de 3 noites é muito festivo. Cada noite oferece uma festa temática, com músicas e atrações bastante variadas – realizadas sempre ao ar-livre, nas áreas ao redor das piscinas e no deck 16, com vista para o mar e para as estrelas.
No deck 16, acontecem as festas mais animadas do cruzeiro. Numa área com telão gigante, palco e pista, são oferecidas desde aulas de dança até show de bandas e DJs.
A balada da primeira noite traz uma seleção de músicas dos anos 70, 80 e 90. Na Festa do Branco, os hóspedes incentivados a se vestirem de branco – ou a cor que se sentiam mais à vontade – curtiram o som da Banda Rota do Sol, seguida de DJs. A Noite Tropical encerra o cruzeiro. Ninguém fica parado e a diversão rola até o sol nascer.
Outra atividade bastante concorrida é o karaokê, no Sports Bar (deck 8), onde os hóspedes podem mostrar o seu talento – e até desafinar, o que vale é se divertir. Nos bares e lounges também acontecem shows de música ao vivo, com saxofone e DJs.
Shows diários no Metropolitan Theater
O MSC Seaside oferece espetáculos para todas as idades, com uma produção cuidadosa e bem executada. Acontecem durante todas as noites do cruzeiro, com duração aproximada de 40 minutos – e são uma diversão certa.
Na primeira noite, o show de teatro Fly apresenta danças e coreografias no estilo Broadway e cabaré. Na segunda, Peter Punk, inspirado nas histórias de Peter Pan. E, para fechar o cruzeiro, Starwalker, com coreografias e músicas de Michael Jackson conhecidas por todos.
Restaurantes de especialidades do MSC Seaside
Faz parte da experiência de todo cruzeirista comer num dos restaurantes de especialidade do navio. É uma oportunidade de conhecer novos cardápios e de desfrutar de uma gastronomia sofisticada, criada por chefs renomados.
O MSC Seaside traz seis restaurantes especiais. O Bistrot La Bohème , com cardápio de pratos rápidos; o Butcher ‘s Cut, com carnes e cortes especiais, escolhidos pelo hóspede em geladeiras localizadas na entrada do restaurante; o Ocean Cay Restaurant, com cardápio internacional e frutos do mar, e três especialidades japonesas, em ambientes com decoração muito especial: o Teppanyaki, o Pan Asian Restaurant e o Sushi Bar.
O pacote para restaurantes de especialidade não está incluído nas tarifas do cruzeiro, mas pode ser adquirido no momento da reserva, garantindo a experiência completa. Também podem ser pagos à parte, durante o cruzeiro.
Excursão a Ilha Grande
As excursões em terra são uma oportunidade de conhecer um local diferente – e uma experiência muito especial de desembarcar do navio, enquanto ele está ancorado no mar. Por meio de piers flutuantes e acessos retráteis, os hóspedes embarcam nos tenders, aqueles barcos menores que ficam suspensos na lateral do navio. Ou sobem em escunas maiores, que os transportam até a praia. Na chegada à costa, observamos o navio de uma perspectiva única!
Exclusividade: MSC Yacht Club
Para quem busca mais conforto e exclusividade, o MSC Seaside é um dos navios que oferecem a MSC Yacht Club, a primeira classe da MSC que traz um conceito de “iate dentro do navio”.
As vantagens incluem cabines mais sofisticadas, check-in e desembarque preferencial no navio, mordomo 24h e ambientes exclusivos, que somente hóspede dessa categoria pode acessar, tais como piscinas, solários, áreas do spa.
Saiba mais sobre a MSC Yacht Club aqui.
Dica Krooze
O mini cruzeiro de 3 noites do MSC Seaside é ideal para quem quer diversão e para quem está fazendo cruzeiro pela primeira vez. É um estilo de cruzeiro que consegue agradar diferentes faixas etárias por sua diversidade de atrações.
Vale lembrar, no entanto, que a experiência de embarcar neste momento não é a mesma. Com a pandemia, todos os serviços do mundo tiveram que se adaptar. Da escola do seu filho ao seu restaurante favorito, tudo mudou. Em um navio de cruzeiros não é diferente – é necessário paciência com os novos processos.
As mudanças impostas pela pandemia impactaram diretamente na velocidade do atendimento e no serviço a bordo. As filas costumam ser maiores do que o normal. Os pedidos, mais demorados. Tenha isso em mente para evitar frustrações, encarar as situações atípicas com leveza e, e assim, desfrutar de todo o lazer que o cruzeiro proporciona. Saiba que os profissionais estão trabalhando para melhorar a experiência dos hóspedes, e a tendência é que, ao longo da temporada, os processos ganhem mais agilidade.
Os tripulantes do são amáveis e gentis, e estão prontos para ajudar. Muitos são estrangeiros, por vezes pedem ajuda a outro tripulante para atender os hóspedes que não falam inglês.
Por isso empatia e paciência fazem parte da sua viagem!
Comentário
Comments are closed.