Nove navios percorrerão 19 destinos na América do Sul, durante seis meses de navegação, com embarques em cinco portos nacionais
Por Fernanda Corrêa
Preparados para subir a bordo? Então escolha seu navio preferido, o roteiro mais atrativo e embarque nessas férias divertidas pela costa brasileira – ou até mesmo por países vizinhos. Nos próximos meses, o Brasil terá uma das temporadas de cruzeiros mais agitadas dos últimos anos.
E quem ganha é o viajante brasileiro, com um cardápio muito amplo de opções à disposição.
Para começar, poderá escolher entre nove navios de duas companhias marítimas de origem italiana, Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros. Ou entre os cinco portos de embarque, de norte ao sul do país. Até mesmo a data da viagem é bastante flexível, pois o calendário tem quase seis meses de duração, entre outubro de 2022 e abril de 2023.
Mas as possibilidades não param por aí. Prefere um minicruzeiro com 3 dias de duração ou roteiros mais longos, com 7 noites? Quer fazer um cruzeiro durante o Natal ou Réveillon? Sempre sonhou em fazer um cruzeiro internacional? Saiba que tudo isso é possível. E ainda percorrer de navio a costa nordeste, visitar praias do litoral fluminense, percorrer o litoral catarinense e ilhas no litoral de São Paulo.
Outro capítulo à parte são os cruzeiros temáticos, com festas e shows a bordo para agradar todos os gostos musicais. Tem cruzeiro sertanejo, cruzeiro dedicado à dança de salão, música eletrônica, anos 80 – e até o tradicional cruzeiro com Roberto Carlos. Para a criançada, essa temporada traz uma viagem com a Xuxa e outra promovida pela Gloob, canal de televisão por assinatura direcionado ao público infantil.
Navios da temporada 2022/2023
A temporada terá nove navios com operações no Brasil. Isso significa que durante os seis meses terão um calendário de cruzeiros com embarques e desembarques em portos nacionais. A Costa Cruzeiros terá três embarcações operando por aqui – Costa Favolosa, Costa Firenze e Costa Fortuna. Enquanto a MSC Cruzeiros terá seis navios – MSC Fantasia, MSC Armonia, MSC Musica, MSC Preziosa, MSC Seashore e MSC Seaview.
Portos de embarque
Os cruzeiros dessa temporada terão saídas de cinco portos brasileiros – Itajaí (SC), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL) e Salvador (BA). Aproveite para visitar as cidades onde são realizados os embarques e desembarques, uma oportunidade para estender suas férias, a partir do cruzeiro. Para saber o que fazer em cada local e suas atrações turísticas, veja as matérias sobre Santos, Itajaí, Rio de Janeiro e Salvador que preparamos para os cruzeiristas.
Destinos visitados
Os cruzeiros percorrerão 19 destinos em 184 roteiros, incluindo locais na costa brasileira e em destinos internacionais. Verifique junto as companhia marítimas, qual itinerário cada navio irá fazer, assim poderá escolher o mais atrativo para você.
- Na região sudeste serão visitados oito localidades – Angra dos Reis (RJ), Armação de Búzios (RJ), Cabo Frio (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Ilha Grande (SP), Ilhabela (SP), Santos (SP) e Ubatuba (SP).
- Na região nordeste os cruzeiros visitam Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Maceió (AL), Recife (PE) e Salvador (BA).
- Na região sul do Brasil serão visitados três locais na costa catarinense – Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo.
- Os roteiros internacionais incluem Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Punta del Este (Uruguai).
Lembrando que, a partir desses destinos, as companhias marítimas promovem excursões em terra durante as paradas, algumas estão incluídas na tarifa do cruzeiros, outras tem valor extra. Promovem visitas as atrações turísticas próximas, atividades de aventura e esportes náuticos, entre outras. Consulte seu agente de viagem!
Sustentabilidade e protocolos de saúde
As companhias marítimas que navegarão no Brasil seguem as diretrizes da IMO (Organização Marítima Internacional) e do Green Deal da Europa. Várias medidas tem sido promovidas para promover sustentabilidade em toda operação, como sistemas de reaproveitamento de água e reciclagem, entre outras ações medidas.
Em relação aos protocolos de saúde, os cruzeiros desta temporada seguem as regras atualizadas definidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), bem como os anunciados pela CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). Desta forma, o cruzeirista poderá encontrar a bordo ambientes seguros, de acordo com as melhores práticas globais de turismo.
Comentários
Comments are closed.