Para quem busca um clima mais reservado durante as férias a bordo, confira atrações para curtir a dois em um navio
Por Fernanda Corrêa
No Instagram, as fotos em clima de romance a bordo não param de aparecer. Casais de roupão na varanda, brindes de champanhe, jantares exclusivos, aquele pôr do sol espetacular. Afinal, existem programas românticos a bordo de um cruzeiro? Com certeza que sim! Um navio possui inúmeros recantos e oportunidades para romance, além de programas para fazer a dois.
Uma viagem em casal já é um momento especial para reforçar laços, curtir a companhia um do outro e criar memórias para toda a vida. Mas em um cruzeiro de navio, ela ainda ganha uma aura diferente, pois envolve navegação por diversos portos, em meio a natureza encantadora do oceano, com o charme de desembarcar para conhecer destinos durante o roteiro. Acompanhe alguns programas românticos para fazer a bordo do seu próximo cruzeiro, afinal, o dia dos namorados pode ser comemorado qualquer dia do ano.
1- Reservar um tratamento para casal no spa
Para começar as férias bem relaxados, fazer um tratamento no spa é um programa que dificilmente fariam juntos fora do cruzeiro. Aproveite que a maioria dos navios possuem salas de tratamento com estrutura para atender casais. Cada um escolhe o tipo de massagem que deseja realizar, enquanto compartilham deste momento relaxante em um ambiente delicioso. Em seguida, podem aproveitar as áreas termais do spa, muitas vezes com vista para o mar, com piscinas aquecidas, hidromassagens e sauna.
2- Sessão de fotos no navio
Apesar dos celulares terem recursos incríveis para fotos, contratar o fotógrafo do navio para registar a viagem em diferentes locais pode ser uma ótima lembrança da viagem. Além das tradicionais escadarias do atrium principal, que são as preferências de muitos viajantes, há inúmeros recantos ao ar livre, tendo o mar ao fundo ou um pôr do sol para ficar na memória.
3- Jantar em um dos restaurantes de especialidade
Com certeza este é um programa especial para ser considerado pelos casais a bordo. Os ambientes são menores e mais intimistas que os restaurantes principais e há uma grande variedade de ofertas gastronômicas, de culinária asiática à japonesa, até steakhouses e cozinha mexicana, trazendo cardápios atrativos e repletos de delícias. Os restaurantes de especialidade normalmente não estão incluídos nas tarifas, exceto nos navios com tarifas all-inclusive. Mas a dica é sempre se informar na recepção do navio sobre possíveis promoções, sempre vantajosas ao oferecer bebidas ou descontos.
4- Tomar um drink em um dos lounges ou bares
Depois de um dia intenso a bordo, ou mais relaxado na piscina, sair da sua cabine para tomar um drink em um dos bares do navio é um programa delicioso para ser feito a dois. Escolher a bebida preferida no cardápio ou pedir uma sugestão do barman é uma parte especial deste momento. Ou mesmo saborear uma das seleções de cafés gourmet é um programa que ganha novos ares a bordo de um navio. O principal é curtir com calma. Muitos navios possuem adegas de vinhos, bares exclusivos de champanhe ou de Aperol Spritz, drink italiano típico que possui espaço dedicado em alguns navios italianos da Costa. Ou até mesmo cervejarias artesanais com cervejas produzidas a bordo, como é o caso do recém lançado MSC World Europa.
5- Assistir o pôr do sol do deck mais alto
Parece receita de filme romântico, mas quando estiver no alto do navio, com o vento batendo em seu rosto e apreciando a imensidão do mar, vai entender muito bem porque esse clichê do romance é verdadeiramente lindo. Curtir este momento a dois é muito bom, e a dica é não perder a saída do navio do porto, uma das horas mais mágicas do cruzeiro. Muitos zarpam neste horário, então programe-se para assistir esse espetáculo. O apito do navio, a cidade se distanciando e poder admirar o cenário na perspectiva de um navio é única. Podem ainda aproveitar para reservar o jantar num restaurante ao ar-livre, como Butcher’s Cut, a bordo do MSC Seashore. Ou pegar sua bebida favorita no bar do deck superior, e fazer um brinde ao cruzeiro que se inicia.
6- Pedir café da manhã ou uma garrafa de vinho no quarto
Mordomias são muito bem-vindas. Chamar um serviço de quarto para entregar uma garrafa de vinho com petiscos é outro programa especial para casais. Ficar sentado na varanda em frente ao mar, enquanto degusta um bom vinho ou champanhe, ou mesmo seu café da manhã, é um momento para apreciar com calma. Nos navios da Silversea, por exemplo, o mordomo da cabine prepara inclusive um banho de banheira com sais, parte dos mimos do programa de bem-estar Otium.
7- Escolher um passeio exclusivo em terra
Esta sugestão vai depender do roteiro e do estilo do navio, por isso informe-se ao reservar sua viagem. Os cruzeiros fluviais, por exemplo, percorrem os principais rios da Europa com o rio Reno (Alemanha), o segundo maior rio europeu, o Danúbio, e ainda o rio Sena (França), entre outros. Os programas em terra tiram proveito da proximidade dos rios com os centros históricos. A poucos metros de caminhada, os viajantes conhecem os principais pontos turísticos do local, incluindo tours de bicicleta pelas ciclovias que margeiam os rios, acompanhados por guias. Conhecer as vinícolas, produtores de azeite e de trufas são alguns dos programas que a AmaWaterways oferece, sempre com deliciosas degustações de pães, vinhos e produtos locais.
A maioria dos cruzeiros na costa brasileira incluem paradas em vários destinos, uma oportunidade para escapar e almoçar num restaurante conhecido ou apenas ficar na praia, curtindo banho de sol e mar, entre petiscos e bebidinhas. Ilhabela, Salvador e Búzios são apenas alguns exemplos repletos de charme para considerar. E os cruzeiros que visitam Uruguai e Argentina, também trazem uma variedade de locais para se visitar a dois.
8- Curtir uma festa até o sol nascer
Dançar a noite toda, cantar num karaokê e se divertir numa festa temática a bordo, com certeza também é um programa para casais curtirem no seu cruzeiro. Em meio a outras pessoas, curtir sem horário para ir embora, ou sem ter que escolher o lugar é uma outra perspectiva do romantismo. Alguns navios como da Cunard, tradicional companhia inglesa, promovem noites de gala onde os casais dançam desde valsa até os ritmos mais contemporâneos. Outros como o Dançando a Bordo, da Costa Cruzeiros, promovem toda a programação do cruzeiro em torno de ritmos e coreografias. Já para os casais que curtem mais agito, os cruzeiros temáticos têm um cardápio amplo de estilos, de música eletrônica ao sertanejo, passando por anos 80.
Dicas Krooze: Escolher o estilo do navio e a companhia marítima, pode ser uma maneira de adequar a viagem ao estilo do casal. Os programas a bordo variam muito entre os navios. Por exemplo, navios maiores como da Costa e MSC Cruzeiros oferecem uma variedade enorme de programas e atrações a bordo, possuem capacidade entre 3 mil e 6 mil hóspedes. Companhias com navios menores e serviços personalizados, como a Silversea focam na gastronomia e atendimento exclusivo, com cerca de 700 hóspedes. Outras como a Quark Expeditions e a Swan Hellenic, promovem cruzeiros de expedição para cerca de 180 hóspedes, com todo conforto no navio e aventura de visitar locais remotos. Já a Norwegian e a Princess, promovem espaços maiores e comodidades a bordo, para cerca de 2 mil hóspedes. Para quem curte um estilo moderno e despojado, a Virgin Voyages tem cruzeiros só para adultos, sem crianças a bordo.